Manel A Cru No TMO
Manel Cruz @ Teatro Municipal de Ourém
Fotos e texto por iris_disruptiva
Manel Cruz fez-se de novo à estrada neste Outono, com o espetáculo de nome: Cru. A primeira paragem foi na última sexta-feira, no Teatro Municipal de Ourém. O TMO transforma-se na sala de estar do Manel, assim que ele pisa o palco. Num segundo, o ambiente torna-se despido de qualquer ostentação e o som dos instrumentos acompanha as músicas e as histórias que chegam sem filtros nem artifícios.
Há um pacto inenarrável entre aqueles que gostam da sua música. Isso sente-se, por vezes, nos olhares que percorrem a multidão de bilhete na mão, à espera para entrar. Se o poema ensina a cair, a música que o acompanha é a linguagem universal dessa aprendizagem. Haverá muitas razões para gostar de um artista, mas esta grande intimidade que o Manel emana, penso que virá da forma como nos sentimos vistos pelas suas canções. Não acredito que haja uma única pessoa que goste da música e poesia de Manel Cruz, que não reconheça em si próprio essa crueza e loucura, tão lúcidas. A braços com estes vários eus que guardamos cá dentro, o Manel é um guia que te relembra “que tu és tu sempre”, mesmo “quando pensas que és outra coisa”. Nisto há qualquer coisa de sagrado. Algo que transcende e traduz este desconforto, que é descobrir a decadente beleza do viver. Numa qualquer terça-feira chuvosa a caminho de casa, as letras e melodias ressurgem mesmo quando precisamos delas. A fazer sentido do que não o tem.
Por tudo isto, é um conforto para alma ir visitar o Manel e vê-lo fazer do palco, um espaço para só ser e sentir. Um momento para celebrar o poeta em nós, aquele que iremos sempre calar. O artista que não tem o privilégio de existir. A verdade que nunca vamos sequer sussurrar… mas que ali nos permitimos cantar a plenos pulmões.














Próximas datas:
Sever do Vouga - 19 de Outubro - Centro das Artes do Espetáculo
Lavra - 26 de Outubro - Auditório Municipal de Lavra
Faro - 8 de Novembro - Teatro das Figuras
Matosinhos - 9 de Novembro - Casa da Arquitectura
Póvoa do Varzim - 30 de Novembro - Cine-Teatro Garrett